Suspensão de Zicky Té, despedida de João Matos e apoio das bancadas: tudo o que disse Nuno Dias

/ Futsal

26-06-2026 00:17

O treinador do {TEAM_LINK|4369|Sporting}, {COACH_LINK|3906|Nuno Dias}, analisou o triunfo por 3-2 diante do {TEAM_LINK|4368|Benfica}, a contar para o jogo 4 das finais da {EDITION_LINK|198686|Liga Placard}, em conferência de imprensa. Nuno Dias em discurso direto: Análise: «Acho que só desta forma era possível vencer. No jogo jogado, na primeira parte considero que os últimos sete minutos foram do Benfica. Nós tivemos três bolas nos ferros durante o jogo mas, mesmo com essas chances, acho que o adversário foi melhor na primeira parte. Durante a final, estes foram, talvez, os nossos piores 20 minutos.» «Retificámos ao intervalo, mas teve que ver com posturas mais do que comportamentos técnico-táticos, e isso é o que faz a diferença na maior parte das vezes. Se chegarmos mais cedo, se pressionarmos com mais agressividade, se encurtarmos as distâncias…. Estivemos demasiado macios, a jogar onde não devíamos, a perder muitas bolas e a oferecer situações muito perigosas. Muitas vezes, o jogo tem de ser mais direto.» {NOTICIA_CAPA|ESQ|1149712} «Hoje, o Benfica estava a pressionar bem. Depois, a atitude também melhorou, fomos mais competitivos, lutámos, superamo-nos, a equipa uniu-se e as bancadas ajudaram-nos. É nesse aspeto que o João Rocha é fabuloso: a forma como nos ajudam na dificuldade.» «Foi um jogo difícil. O Benfica melhor na parte final da primeira parte, podia ter chegado ao intervalo com outro resultado e, depois, houve uma excelente reação da nossa equipa, que consegue empatar e passar para a frente. Sofremos o 3-2 no 5v4, já com muitas alterações na nossa equipa nesse momento, sem o {PLAYER_LINK|487810|Chishkala}, o {PLAYER_LINK|696601|Wesley} e com jogadores cansados e em dificuldades.» «O que fica é o resultado. Já tivemos jogos em que fomos melhores e perdemos. No jogo 1 tivemos as melhores oportunidades, no jogo 3 tivemos um penálti para vencer… Hoje não tendo sido um grande jogo da nossa parte, não foi, foi grande a nível da entrega, da superação e da união.» Melhorias na segunda parte: «Da eficácia ando a falar desde a pré-época, porque é um aspeto importante do jogo. Se tudo se decide nos detalhes, é mais decisiva ainda. Hoje, ainda desperdiçámos. No início do jogo tivemos algumas situações boas e, depois, o Benfica cresceu. Na segunda parte melhorámos a ligação com os pivôs e no aparecimento do segundo e do terceiro homem. Entrámos com outro comportamento e fomos mais objetivos a correr na frente e dar mais apoios aos pivôs. Penso que também fomos mais fortes nos duelos.» {NOTICIA_CAPA|DIR|1149783} {PLAYER_LINK|665603|Bruno Maior}: «Perdemos o Chishkala na primeira parte e apareceram outros, como o Bruno Maior, que esteve muito bem. Às vezes os jogares têm poucas oportunidades, vão jogando menos e a resposta que nos dão nestas alturas é extraordinária. O Bruno Maior é um exemplo claro disso. Hoje foi chamado mais vezes e ajudou-nos bastante.» Ausência de {PLAYER_LINK|299346|Zicky Té} no jogo 5: «Quanto menos opções tivermos, mais difícil fica. Também gostava que analisassem a forma como o Zicky fica fora do jogo 5. É provavelmente o pivô com mais faltas cometidas e menos sofridas. É possível? Eu acho estranho. Vamos sem o Zicky, mas já vamos com o Wesley, certamente com o {PLAYER_LINK|647668|Allan Guilherme} e dentro deste espírito competitivo.» Despedida de {PLAYER_LINK|23323|João Matos}: «Quando eu entrei para o Sporting, ele já cá estava. É uma figura e um capitão incontornável. 40 títulos, não é? Quantos jogadores no mundo o têm? A melhor forma de terminar uma carreira extraordinária era como Campeão Nacional. Está de parabéns pela carreira que tem feito, pela forma como tem estado sempre neste clube, pelo seu empenho. Passou os 800 jogos. Vejam, no mundo, quem tem esse número de jogos e de títulos.» Vertente emocional: «Neste tipo de jogos tudo conta, e mais agora. A densidade de jogos que está a haver nesta parte final é de um esforço extraordinário. É o quinto jogo em duas semanas, não é? O próximo jogo é domingo e hoje é quinta, não há muito a fazer. É recuperá-los ao máximo para conseguirem correr e ajudarem-nos a fazer um bom resultado.»